Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amar o PORTO +

"Não há futuro sem memória. Sem enraizamento e sem memória, os povos, como os homens, são apenas náufragos." Manuel António Pina

Amar o PORTO +

"Não há futuro sem memória. Sem enraizamento e sem memória, os povos, como os homens, são apenas náufragos." Manuel António Pina

PORTO

26.07.12, amaroporto2
 

Porto, 12 de Março de 1949 - Este Porto dá-me segurança! Depois das fragas da minha terra, é nele que me sinto mais protegido e livre. Em Lisboa ronda-me sempre o pressentimento de qualquer perigo iminente, que não sei se vem do Terreiro do Paço, se da Avenida da Liberdade. Aqui, pelo contrário, caminho de coração tranquilo. É uma superstição como as outras, evidentemente. O poder chega a toda a parte, e já não há canto no mundo onde um homem possa dizer que está a salvo. Contudo, certas premissas valem muito… Os maometanos acreditam no túmulo do Profeta; eu acredito na estátua de D. Pedro IV.

 

MIGUEL TORGA, Diário IV