Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007

Aniversário da Ponte Luís I

31 de Outubro de 2007

 

A Ponte D. Luís, sobre o rio Douro, lançada entre o morro granítico da Sé (Porto) e a escarpa fronteira da Serra do Pilar (Gaia), foi projectada pelo engenheiro Teófilo Seyrig, discípulo e colaborador de Gustave Eiffel. A construção, posta a concurso em 1880, foi adjudicada, em 1881, à Sociedade Willebroeck, de Bruxelas. 
Construída ao lado da antiga Ponte Pênsil, que substituiu, é constituída por 2 tabuleiros metálicos, sustentados por um imponente arco de ferro e por 5 pilares. Tem de comprimento cerca de 395m e de largura 8m, sendo 5,5 de faixa de rodagem e 1,25 de passeios. Custou 403 contos e, na sua construção, gastaram-se 3.045.000 kg de aço. A ponte ficou iluminada por 40 artísticos candeeiros de gás.
Permitindo a passagem da Estrada Real que ligava Lisboa ao Norte do País, foi uma das obras de maior envergadura, no plano rodoviário, do reinado de D. Luís.
Exemplo representativo da “arquitectura do ferro”, a nova ponte, verdadeira filigrana de ferro, passou a ser (juntamente com a Torre dos Clérigos) o ex-libris por excelência da cidade do Porto.

  

Em 2 de Agosto de 2005, o METRO passou pela primeira vez sobre a ponte, numa viagem experimental. Tiveram de ser feitas obras de adaptação e reforço para que o tabuleiro superior da ponte pudesse ser utilizado pelo Metro do Porto.
 

 

Foi precisamente, há 121 anos, no dia 31 de Outubro de 1886 (dia do aniversário natalício do rei D. Luís), que se inaugurou o tabuleiro superior da ponte, estando presentes, para além das autoridades governamentais, as autoridades municipais, administrativas e religiosas da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia.
publicado por amaroporto2 às 16:42

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.links

.as minhas fotos

.Agosto 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. A HISTÓRIA E O VALOR DO C...

. ÉDEN TEATRO

. "A Brasileira" nos Anos 5...

. Betão e Poluição

. O burburinho de mil vidas

. PORTO

. No 170º aniversário do na...

. Porto Sentido

. O Porto há cem anos 1

. A Cidade nos Livros

. Preservar a memória colec...

. Coliseu do Porto tem 70 a...

. A Publicidade em 1959

. Júlio Resende: um portuen...

. Tripas à moda do Porto

. Paços do Concelho da Cida...

. S. JOÃO no PORTO de outro...

. Memórias da cidade

. Porto meu

. A evolução de Darwin

. Fim das Comemorações da R...

. Não me obriguem!

. ALMEIDA GARRETT

. 11 de Janeiro de 2011

. Avenida da Boavista

. CORREIO DA NOITE

. Pelos Caminhos de Antero ...

. Fernando Pessoa

. As regras da sensatez

. Da minha janela...

.arquivos

. Agosto 2016

. Novembro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds