Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Amar o PORTO +

"Não há futuro sem memória. Sem enraizamento e sem memória, os povos, como os homens, são apenas náufragos." Manuel António Pina

Amar o PORTO +

"Não há futuro sem memória. Sem enraizamento e sem memória, os povos, como os homens, são apenas náufragos." Manuel António Pina

PORTO: Património Cultural da Humanidade

11.09.07, amaroporto2

10 de Maio de 2007

 

 

O Porto e eu

Génese da nacionalidade, a cidade do Porto, onde o Douro encontra o mar, é uma cidade com mais de dois mil anos de história. Centro da área metropolitana, a que pertencem mais 9 cidades, nela trabalha a maior parte dos cerca de dois milhões de pessoas que vivem nessa área.

Património da Humanidade (a sua zona histórica) e capital do Vinho do Porto, é uma cidade de granito, de vielas e calçadas, cinzenta, mas duma beleza peculiar que nem todos conseguem apreender.

Não nasci no Porto. Mas é aqui que tenho a minha base há pouco mais de 40 anos. Vivi também noutros lugares, mas considero o Porto a minha terra. Porque foi aqui que cresci como pessoa consciente; porque foi aqui que fiz as minhas escolhas; porque foi aqui que surgiram as dúvidas existenciais que procurei resolver. Se tivesse ficado na cidade de Barcelos, onde nasci, não seria, por certo, a pessoa que hoje sou. 

Por que razão criar um blog dedicado ao Porto? A primeira razão é porque amo esta cidade. É linda, tem personalidade e um passado riquíssimo. Só isso? Já era muito. Mas, nos tempos que correm, penso que é preciso salvar o Porto. Para começar, hoje quero apenas deixar uma pergunta: Vamos continuar a permitir que a população do Porto continue a deslocar-se para a periferia sem procurar encontrar soluções?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.