Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Amar o PORTO +

"Não há futuro sem memória. Sem enraizamento e sem memória, os povos, como os homens, são apenas náufragos." Manuel António Pina

Amar o PORTO +

"Não há futuro sem memória. Sem enraizamento e sem memória, os povos, como os homens, são apenas náufragos." Manuel António Pina

Preservar a memória colectiva

20.01.12, amaroporto2
Sou leitora assídua e interessada dos artigos de Germano Silva e não raro visito, e fotografo, os locais portuenses de que fala. Foi o que aconteceu com o artigo do passado domingo, que me levou até ao Miradouro da Vitória, e que aqui transcrevo.   A BATERIA DE VITÓRIA   Germano Silva   A notícia saiu, em primeira mão, nas páginas do JN, pela pena da colega (...)

Coliseu do Porto tem 70 anos

26.11.11, amaroporto2
Coliseu do Porto: 70 anos comemorados com homenagem a Helena Sá e Costa     O Coliseu do Porto celebra hoje o 70.º aniversário com o mesmo programa artístico que inaugurou a sala, a 19 de Dezembro de 1941, tendo então como solista, ao piano, Helena Sá e Costa, que será homenageada. Falecida a 8 de Janeiro de 2006, Helena Sá e Costa será recordada hoje com o (...)

Paços do Concelho da Cidade do Porto

13.07.11, amaroporto2
  O imponente edifício da Câmara Municipal do Porto é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade. Localizado no cimo da Avenida dos Aliados, levou 35 anos a construir. O edifício dos Paços do Concelho, da autoria do arquitecto Correia da Silva, começou a ser construído em 1920. No entanto, e após inúmeras interrupções e alterações ao projecto inicial, (...)

Memórias da cidade

12.06.11, amaroporto2
    Escuro, pitoresco, desleixado, o Porto já não é a metrópole que foi na minha infância. As pontes e a estação, o palácio do bispo, a Sé, a Torre dos Clérigos, tudo isso se mantém, e vista da margem esquerda a paisagem da cidade continua esplêndida. Mas nos rostos das pessoas há mais sombras que sorrisos, o ar de algumas ruas é de mau agouro. O rio lá (...)